segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Introdução ao Blog/Vlog




Ola, Katu ahy para todos,

Como vocês podem ver, já tem 3 anos que eu não posto nada neste Blog, então gostaria de falar um pouco sobre o novo rumo que esta página, Todos Soms Um, vai tomar. Primeiramente eu gostaria de me apresentar, meu nome é Geoffrey, tenho 35 anos, sou brasileiro/americano, e tenho cidadania européia também. Mas eu estarei utilizando esse Blog para resgatar a minha identidade indígena. A minha ancestralidade comprovada é da tribo Ojibway (Chippewa), da etnia Anishnabe, que vivem tradicionalmente nas terras ao redor dos Grandes Lagos, onde ficam as Cataratas do Niágara. Por isso escolhi essa gravura que é um Thunderbird (Wakį́yą) que nesta tribo é usada como um totem, desenhado em artesanatos e também faz parte da Mitologia e Cosmologia deste povo. Essa também é a tribo que originalmente utilizou o Filtro dos Sonhos, muito popular hoje em dia.


Evidentemente, por estarmos no Brasil, vou estar falando na maioria das vezes de indianismo brasileiro, até porque a tendência é que todos nós brasileiros tenhamos algum sangue tupi no nosso DNA. A princípio eu vou focar bastante nos índios Guarany Mbya e nos Guajajaras. Os Mbya é claro pela proximidade, vou tentar inclusive visitar algumas aldeias, aqui no RJ e SP. E os Guajajara pela importância histórica, e a quantidade extensa de material que está disponível. Atualmente estou estudando o Zeegete do tronco Tupi, e Tupi Antigo que foi nosso idioma no Brasil por 150 anos. Existem vários grupos de estudo no Facebook e na internet em geral desta língua, que é bem válida todo brasileiro dar uma olhada, já que gastamos tanto tempo estudando inglês, porque não dedicar um pouco e tempo a algo verdadeiramente nosso?


É claro que vamos estar aqui denunciando injustiças sempre, com um foco especial para a Aldeia Maracanã, os Gurani-Kaiowa e Belo Monte.


A melhor forma dessas situações bizarras de desrespeito com os indígenas pararem de acontecer, é resgatando a nosso cultura, que é a melhor forma de prevenir contra os assassinatos, roubo de terras, preconceito, desmatamento e conversão religiosa. Isso tudo é uma faca nas costas do próprio povo brasileiro, e a única forma do resto do mundo nos respeitar é nós respeitarmos a nós mesmos.


Vamos falar também do conhecimento ancestral, da cosmologia, da convivência dentro da Aldeia, os ritos de passagem, a relação entre homens e mulheres. Como eles se vêem em relação ao mundo, o etnocentrismo, porque eles se referem como “parentes”, porque o “sobrenome” deles, é o próprio nome da tribo. Qual a relação do índio com a Natureza, e a espiritualidade, pajelança, etc.


Como estudante de mestrado, de Cultura e Língua Indígena, com certeza estarei usando este Blog também como intercâmbio de idéias. Com certeza minha bibliografia ainda está deixando bastante a desejar, então vou pedir que os visitantes deixem sugestões de livros, filmes, páginas etc para me ajudar! Principalmente sobre mitos.


Vou estar dando bastante feedback nas minhas aulas na UERJ com o professor Urutau Guajajara. Obrigado Anam! Zawri e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário