quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Porque não ceder Áreas de Proteção Ambiental para povos indígenas?

Recentemente um estudo comprovou que reservas de povos nativos do mundo inteiro são as que mais preservaram suas florestas. A taxa de desmatamento foi de quase zero, sendo que ao redor os níveis chegam a ser estratosféricos em alguns países, como na Guatemala e no México. Como podemos ver nesta foto de satélite abaixo, da região da Bacia Amazônica, pode-se ver claramente que as reservas indígenas são como "ilhas de floresta", com "mares de desmatamento" por todos os lados!


Este mesmo estudo da WRI e a RRI (Rights and Resources Initiative) chegou à conclusão que apenas as Aldeias com pleno poder administrativo sobre suas terras conseguiram ter estes resultados. Então será que se a Reserva, entre a Barra da Tijuca e o Recreio, fossem ocupadas por povos indígenas, quem sabe não teriam se livrado de se tornar um Golfe Olímpico (e futuramente condomínio e resort)? Como o próprio estudo conclui, reservas ecológicas e terras indígenas sem gestão própria não obtém o mesmo resultado.


Desde 2004 o Brasil vem reduzindo sua taxa de desmatamento em 70% por ano graças as ações do SIPAM. Sua monitoração e mapeamento são feitas por aviões, drones e satélites Japoneses equipados com radares de última geração, que supervisionam a Amazônia até à noite. Em 2009, durante a Conferência de Copenhague, o Brasil se comprometeu a reduzir seu desmatamento em 65% até 2020. Esta empreitada foi batizada com o nome de Projeto Arcoverde.

Aqui no Estado do Rio de Janeiro temos quase 20% da nossa Mata Atlântica preservada. Lugares como a Reserva Biológica União e o Parque Nacional Serra dos Órgãos parecem estar fora de perigo. Mas o RJ já foi campeão brasileiro de destruição entre 1990-1995, hoje em dia parece ser um dos que menos desmata. Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica nosso estado desmatou apenas 11 hectares entre 2012-2013 e 40 ha entre 2011-212, enquanto Piauí, Minas Gerais, Paraná e Bahia juntos desmataram 21.973 hectares, o equivalente a 92% de tudo que se desmatou nos 17 estados que abrigam a Mata Atlântica. Embora aparentemente nosso estado esteja de parabéns, vale à pena lembrar da "Vingança da Mãe Natureza" ocorrida em 2008, quando gaviões, jacarés e preguiças invadiram casas de moradores do subúrbio e Niterói, fugindo de queimadas ilegais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário